Tartaruga Gramma, lenda do Zoológico de San Diego, morre aos 141 anos

Novembro 28, 2025 - 04:31
 0
Tartaruga Gramma, lenda do Zoológico de San Diego, morre aos 141 anos

Por pouco mais de 140 anos, Gramma foi a grande estrela do Zoológico de San Diego (EUA). A tartaruga-gigante-das-Galápagos morreu na quinta-feira (20/11), após apresentar agravamento de um problema ósseo ligado à idade. Monitorada de perto por especialistas, ela acabou sendo submetida à eutanásia para evitar sofrimento. A instituição confirmou a perda nas redes sociais e ressaltou a importância do animal para milhões de visitantes.

Funcionários descreveram Gramma como um animal “tímido” e “doce”. Em nota ao site Daily Mail, o zoológico afirmou que ela “marcou a vida de incontáveis pessoas em San Diego, servindo como uma grande embaixadora da conservação de répteis”.

Vinda das Ilhas Galápagos, Gramma passou pelo Zoológico do Bronx, nos Estados Unidos, antes de chegar a San Diego, entre 1928 e 1931, onde integrou uma das maiores coleções de espécies raras e ameaçadas do planeta.

Apelidada de “rainha do zoológico”, Gramma atravessou duas guerras mundiais, viu mais de 20 presidentes americanos e já tinha mais de 30 anos quando acompanhou a criação do próprio zoológico californiano.

Sua morte motivou homenagens de visitantes que compartilharam lembranças nas redes sociais. Segundo informações da CBS News, relatos incluem desde pessoas que, nos anos 1960, chegaram a montar em seu casco — algo hoje impensável — até quem a alimentou com alface romana há décadas e a descreveu como “uma alma gentil”.

Uma visitante que a encontrou em uma visita VIP neste ano escreveu: “Meu coração se parte.”