Cientistas reencontram menor cobra do mundo em ilha do Caribe

julho 25, 2025 - 19:10
julho 25, 2025 - 19:11
 0
Cientistas reencontram menor cobra do mundo em ilha do Caribe

Considerada a menor cobra do mundo, a Tetracheilostoma carlae, também conhecida como cobra-fio-de-Barbados, esteve praticamente extinta por aproximadamente duas décadas. Recentemente, no entanto, a espécie foi redescoberta durante expedição ecológica realizada pelo Ministério do Meio Ambiente de Barbados.

O episódio foi celebrado pela comunidade científica local, em meio ao devastador processo de desmatamento da ilha caribenha, que nas últimas décadas teve 98% de sua floresta original derrubada para dar lugar à agricultura.

Além disso, o reencontro contribuirá para futuras estratégias de preservação deste pequeno réptil, cujo tamanho não ultrapassa 10 centímetros de comprimento, ajudando a compreender questões como preferência de habitat ou demografia.

Dados preliminares obtidos durante a expedição permitiram aos cientistas descobrir, por exemplo, que a espécie vive geralmente em pequenos ninhos de cupins e, como forma de defesa, libera secreções que impedem eventuais ataques de predadores.

O espécime coletado pelos cientistas foi encaminhado à Universidade das Índias Ocidentais onde passou por uma série de exames e análises microscópicas.

Nos últimos anos, muitas espécies da ilha foram extintas devido à destruição do habitat e à introdução de espécies invasoras como, por exemplo, o lagarto e a cobra-corredora de Barbados. “A redescoberta da cobra-fio também é um alerta para todos nós, barbadianos, de que as florestas de Barbados são muito especiais e precisam ser protegidas,” exalta o oficial do programa caribenho de pesquisa animal Re:wild, Justin Springer, em entrevista ao site da instituição. “Não apenas pela cobra-fio, mas por outras espécies também. Pelas plantas, pelos animais e pelo nosso patrimônio”, completa.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP