PM é punida após postar vídeo lavando viatura no Ceará

A policial militar Mayara Kelly Melo Mota, do Ceará, recebeu sanção disciplinar de dois dias de detenção após publicar dois vídeos em suas redes sociais. As gravações, feitas dentro do quartel da PMCE, mostram a agente lavando uma viatura e ensinando como fazer um torniquete, técnica usada para conter sangramentos em situações de emergência.
Apesar da punição, Mayara continua exercendo normalmente suas atividades operacionais. No entanto, fora do expediente, deverá permanecer dentro das dependências da unidade militar durante os dois dias de detenção.
Entenda o caso
De acordo com o Comando Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), uma sindicância foi aberta para apurar a conduta da agente. O processo disciplinar resultou na punição, que, segundo a corporação, respeitou o direito ao contraditório e à ampla defesa, e ainda possui prazo para recurso conforme determina o Código Disciplinar da PM.
Os vídeos foram publicados no Instagram da própria policial. Em um deles, Mayara aparece explicando como improvisar um torniquete com materiais simples, como cinto e pedaços de pano. No outro, aparece lavando a viatura da corporação com mensagens de empoderamento feminino.
Defesa vê "rigor excessivo"
A defesa da policial afirmou, em nota, que recebeu a decisão com “surpresa” e classificou a punição como “um equívoco interpretativo e excesso de rigor”. Para os advogados da militar, os vídeos não se enquadram nas infrações disciplinares previstas e devem ser vistos como ações de utilidade pública e valorização profissional.
“O vídeo do torniquete tem caráter informativo e educativo, partindo da vivência prática da policial. Já o vídeo da viatura busca enaltecer o trabalho das mulheres nas polícias militares”, afirmou a defesa.
Ainda segundo os advogados, na última terça-feira (8), foi feito um pedido formal de anulação da punição, com o argumento de que o caso merece “senso de justiça e proporcionalidade”.
O caso repercutiu nas redes sociais e gerou debates sobre os limites da exposição de profissionais da segurança pública nas mídias digitais, especialmente quando o conteúdo envolve temas informativos e educativos.
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP