Mal de Alzheimer atinge um milhão de pessoas no Brasil

Setembro 23, 2024 - 14:16
 0
Mal de Alzheimer atinge um milhão de pessoas no Brasil

Problemas de memória que afetam o dia a dia, dificuldade na fala e no raciocínio, desorientação no tempo e no espaço, alterações de humor e de comportamento. Esses são alguns dos sinais que podem indicar o diagnóstico de Alzheimer. A condição, que afeta principalmente pessoas acima dos 65 anos, é o principal tipo de demência no mundo e é responsável por aproximadamente 70% dos casos da doença. A estimativa é que cerca de 50 milhões de pessoas vivem com a doença, número que deve aumentar nos próximos anos, devido ao envelhecimento da população.

No Brasil, centros de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecem tratamento multidisciplinar integral e gratuito para pacientes com a doença, além de medicamentos que ajudam a retardar a evolução dos sintomas da condição, que afeta 1,2 milhão de pessoas e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.
A professora aposentada Mara Botelho conta com o SUS para o tratamento da mãe, Cléa Botelho, de 84 anos, que recebe atendimento especializado no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh). A professora reforça a importância do SUS, já que, por consequência da idade de sua mãe, tem encontrado barreiras para o atendimento na rede privada de saúde.

Entre para os nosso grupo de Whatsapp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR) e receba notícias diariamente.