Homem “esquecido” há mais de um ano na Papuda (DF) é libertado

abril 1, 2025 - 14:01
 0
Homem “esquecido” há mais de um ano na Papuda (DF) é libertado

Um homem permaneceu preso por mais de um ano no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, após a Justiça não analisar a continuidade de sua prisão preventiva. A falha processual fez com que ele ficasse detido de forma ilegal, sem qualquer movimentação judicial sobre seu caso.

O suspeito, réu primário, foi preso em março de 2024 por um mandado expedido em Juazeiro do Norte (CE), acusado de um crime sem violência ou grave ameaça. Embora a prisão tenha sido comunicada à Justiça cearense, o processo permaneceu sem andamento, resultando em uma custódia prolongada. A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) descobriu a situação durante uma inspeção no Centro de Detenção Provisória (CDP) e passou a atuar para garantir a liberdade do detido.

Ao investigar o caso, a DPDF constatou que, apesar da comunicação formal à Justiça do Ceará, nenhuma providência foi tomada. O processo seguiu como se o réu ainda estivesse foragido. Diante disso, a DPDF acionou a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE-CE), mas, mesmo com novas comunicações ao juízo cearense, nenhuma resposta foi obtida.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR  NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP