Policial civil é preso por envolvimento em sequestro de espanhol em SP

abril 1, 2025 - 13:50
 0
Policial civil é preso por envolvimento em sequestro de espanhol em SP

Um policial civil foi preso nesta segunda-feira (31) por envolvimento no sequestro do empresário espanhol Rodrigo Pérez Aristizábal, de 25 anos. Após a prisão, o agente confessou sua participação no crime.

O estrangeiro ficou em cativeiro por cinco dias em uma casa em Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo. Ele foi resgatado no sábado (29), quando um policial militar da reserva, identificado como Ronaldo da Cruz Batista, foi preso em flagrante pelo sequestro.

Investigação e busca por suspeitos

A investigação, liderada pela Divisão Antissequestro do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), identificou a participação de outro policial civil no crime. Ele está foragido. Segundo a Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo, ao todo, sete pessoas são investigadas pelo sequestro, incluindo a namorada da vítima.

Rodrigo afirmou à polícia que está no Brasil há três meses sem documentação para permanência regular. Ele acusa Ronaldo da Cruz Batista de tentar extorqui-lo em US$ 50 milhões em criptomoedas, cerca de R$ 287 milhões.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que as buscas seguem para capturar os demais envolvidos e esclarecer todas as circunstâncias do caso.

Espanhol usou sedativo para escapar do cativeiro

Em depoimento, Rodrigo contou que conseguiu escapar após sedar seu sequestrador. O espanhol misturou um medicamento na água de Ronaldo da Cruz Batista, que ficou desacordado. Com isso, ele conseguiu fugir e se dirigir até o restaurante “Caminho do Mar”, onde acionou a Polícia Militar. O suspeito foi preso em flagrante.

No local do cativeiro, as autoridades encontraram uma espingarda calibre 12, oito munições e duas algemas. A Polícia Federal também participa da investigação para esclarecer a situação do estrangeiro no país.