Cães são achados mortos em freezer de terreno que funcionava como abrigo em SC

Cães mortos congelados em um freezer e outros mais de 60 vivendo em situação insalubre foram encontrados em um terreno que funcionava como abrigo no interior de Biguaçu, na Grande Florianópolis. A descoberta aconteceu após denúncias feitas por protetoras da região, que registraram imagens mostrando lixo acumulado e animais vivendo em meio a restos de comida.
A operação da Polícia Militar ocorreu na sexta-feira (8). O responsável pelo local foi preso em flagrante, mas liberado no sábado (9) durante audiência de custódia, com determinação de acompanhamento psicológico. Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura enviou equipes e um trator para ajudar na limpeza.
Situação dos animais
Segundo o levantamento, havia 63 cães no total. Desses, 13 em estado mais crítico foram resgatados e levados para outras entidades. Os outros 50 permaneciam no local nesta segunda-feira para serem catalogados e receber atendimento.
Voluntárias que auxiliam na limpeza, Fernanda Flores e Alice Luz, afirmaram que o responsável pelo abrigo é conhecido por recolher animais abandonados da região há pelo menos cinco anos. Ele teria começado alimentando cães que apareciam no terreno, mas, com o tempo, a quantidade aumentou após a própria população abandonar animais na área de difícil acesso conhecida como Três Riachos.
“A situação é caótica. Nada que eu te falo vai explicar o que estava lá. Cães mortos dentro da geladeira”, relatou Fernanda.