Síndrome do bebê sacudido: risco de trauma em brincadeiras com bebês

Novembro 8, 2024 - 12:55
 0
Síndrome do bebê sacudido: risco de trauma em brincadeiras com bebês
REUTERS/Jorge Silva

Sacudir bebês, mesmo de brincadeira ou na hora de colocar para dormir, pode provocar a síndrome do bebê sacudido, uma grave lesão cerebral. Esse trauma causa sangramentos no crânio e nos olhos, colocando em risco a vida de crianças com até dois anos de idade.

Embora ocorra mais frequentemente em casos de maus-tratos, o neurologista Eduardo Jorge alerta que a síndrome também pode se desenvolver em momentos de diversão, quando pais ou cuidadores balançam ou giram os bebês sem saber desse perigo.

O médico explica que o corpo das crianças nessa faixa etária ainda está em formação e esclarece o que acontece quando elas são fortemente balançadas. 

“Crianças que são agarradas pelo braço ou pelo tórax sofrem sacudidas que provocam aceleração e desaceleração do crânio. Se você observar uma criança menor, notará que ela tem uma proporção maior, o que faz com que balance com mais facilidade. Isso pode causar o rompimento de pequenos vasos dentro do cérebro, levando a hemorragias intracranianas. Esses pequenos rompimentos podem se tornar maiores, resultando em hemorragias mais significativas”.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP