Serpentes vivas são encontradas embaladas como encomendas em agência dos Correios
Uma inspeção de rotina realizada por funcionários dos Correios revelou um caso impressionante de tráfico de animais no Norte do Paraná. Três serpentes vivas foram encontradas embaladas e prontas para serem enviadas como encomendas convencionais na agência de Cambé.
O flagrante ocorreu na última sexta-feira (19), quando os pacotes passavam pelo sistema de monitoramento por raio-X da estatal. As cobras, que estavam espremidas dentro de recipientes plásticos e sem qualquer tipo de ventilação adequada, foram apreendidas pela Polícia Ambiental e encaminhadas às pressas para um hospital veterinário da região.
Cobras Viajariam do Paraná Até Minas Gerais
De acordo com o rastreamento do fluxo postal realizado pelos investigadores, as embalagens contendo os répteis foram postadas originalmente na cidade de Umuarama, no Noroeste do Paraná. O destino final planejado para o carregamento ilegal era o município de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
Segundo as informações repassadas pela Polícia Ambiental, os animais pertencem à espécie Corn Snake (conhecida popularmente como Cobra-do-Milho), uma cobra exótica e originária da América do Norte.
A corporação alertou que, por se tratar de uma espécie invasora que pode desequilibrar a fauna local, a criação, a posse e a comercialização desses répteis são estritamente proibidas em todo o território nacional.
Polícia Federal Assume Investigação do Caso
Por ter utilizado a estrutura de uma empresa pública federal para o transporte do ilícito, o caso foi repassado e será investigado em profundidade pela Polícia Federal (PF). Os dados do remetente e do destinatário inseridos nas etiquetas de postagem já foram identificados e devem subsidiar a abertura do inquérito por crime ambiental.
Em nota oficial, a direção dos Correios detalhou como funciona o cerco contra esse tipo de prática ilegal em suas instalações:
"Na última sexta-feira (19), assim que identificaram uma encomenda com conteúdo suspeito, no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas de Londrina, os Correios acionaram a Polícia Ambiental para análise do objeto. A estatal trabalha em estreita parceria com os órgãos de segurança e fiscalização para prevenir o envio de itens proibidos por meio do serviço postal", informou a companhia.
A estatal ressaltou ainda que investe continuamente na modernização de seus equipamentos de inspeção e preventivos, mas que, por motivos de segurança institucional, não fornece dados estatísticos detalhados sobre as ocorrências registradas em sua malha de distribuição.