Serpentes vivas são encontradas embaladas como encomendas em agência dos Correios

junho 24, 2026 - 14:43
 0
Serpentes vivas são encontradas embaladas como encomendas em agência dos Correios
Reprodução/Redes Sociais

Uma inspeção de rotina realizada por funcionários dos Correios revelou um caso impressionante de tráfico de animais no Norte do Paraná. Três serpentes vivas foram encontradas embaladas e prontas para serem enviadas como encomendas convencionais na agência de Cambé.

O flagrante ocorreu na última sexta-feira (19), quando os pacotes passavam pelo sistema de monitoramento por raio-X da estatal. As cobras, que estavam espremidas dentro de recipientes plásticos e sem qualquer tipo de ventilação adequada, foram apreendidas pela Polícia Ambiental e encaminhadas às pressas para um hospital veterinário da região.

Cobras Viajariam do Paraná Até Minas Gerais

De acordo com o rastreamento do fluxo postal realizado pelos investigadores, as embalagens contendo os répteis foram postadas originalmente na cidade de Umuarama, no Noroeste do Paraná. O destino final planejado para o carregamento ilegal era o município de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Segundo as informações repassadas pela Polícia Ambiental, os animais pertencem à espécie Corn Snake (conhecida popularmente como Cobra-do-Milho), uma cobra exótica e originária da América do Norte.

A corporação alertou que, por se tratar de uma espécie invasora que pode desequilibrar a fauna local, a criação, a posse e a comercialização desses répteis são estritamente proibidas em todo o território nacional.

Polícia Federal Assume Investigação do Caso

Por ter utilizado a estrutura de uma empresa pública federal para o transporte do ilícito, o caso foi repassado e será investigado em profundidade pela Polícia Federal (PF). Os dados do remetente e do destinatário inseridos nas etiquetas de postagem já foram identificados e devem subsidiar a abertura do inquérito por crime ambiental.

Em nota oficial, a direção dos Correios detalhou como funciona o cerco contra esse tipo de prática ilegal em suas instalações:

"Na última sexta-feira (19), assim que identificaram uma encomenda com conteúdo suspeito, no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas de Londrina, os Correios acionaram a Polícia Ambiental para análise do objeto. A estatal trabalha em estreita parceria com os órgãos de segurança e fiscalização para prevenir o envio de itens proibidos por meio do serviço postal", informou a companhia.

A estatal ressaltou ainda que investe continuamente na modernização de seus equipamentos de inspeção e preventivos, mas que, por motivos de segurança institucional, não fornece dados estatísticos detalhados sobre as ocorrências registradas em sua malha de distribuição.