Receita apreende duas cobras da espécie real-mexicana-negra em Fortaleza

Janeiro 24, 2025 - 14:09
 0
Receita apreende duas cobras da espécie real-mexicana-negra em Fortaleza

A Receita Federal, por meio da Divisão de Vigilância e Repressão da 3ª Região Fiscal, apreendeu nesta quinta-feira (23) duas cobras da espécie Lampropeltis Getula Nigrita , conhecida como cobra-real-mexicana-negra, durante operação de rotina no Terminal de Cargas do Aeroporto de Fortaleza.

As serpentes estavam escondidas em uma embalagem com pedras de argila, enviada de Governador Mangabeira, na Bahia, com destino a Juazeiro do Norte, no Ceará. Cada exemplar da espécie é avaliado em aproximadamente R$ 7 mil no comércio regular.

A encomenda foi identificada por meio de técnicas de análise de risco aplicadas pela Receita Federal para detectar ilícitos no transporte de mercadorias. Inicialmente, foi informado que as cobras pertencem à espécie Dendroaspis polylepis (mamba-negra), uma das mais venenosas do mundo. No entanto, após análise veterinária, a Receita corrigiu a informação, confirmando tratar-se da cobra-real-mexicana-negra.

Embora não sejam venenosas, essas cobras são altamente valorizadas por colecionadores devido à sua docilidade e beleza, características que tornam a espécie popular em criações particulares.