Professor é investigado após ameaçar alunos com arma falsa

Outubro 22, 2025 - 18:40
 0
Professor é investigado após ameaçar alunos com arma falsa
Pixabay

Um professor de artes de 61 anos está sendo investigado após exibir uma arma de fogo a alunos durante uma aula no Colégio Estadual de Iporã, no noroeste do Paraná. O episódio ocorreu em agosto deste ano e veio à tona após denúncias feitas por pais e estudantes à direção da escola.

Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o caso teve início quando o docente teria se irritado após ser atingido por uma bolinha de papel. Em seguida, ele retirou uma arma da mochila e teria dito aos alunos frases ameaçadoras, como: “vocês não sabem com quem estão mexendo”.

Relatos dos estudantes foram confirmados por imagens das câmeras de segurança da sala de aula, que mostraram o momento em que o professor exibe o objeto. A direção da escola acionou a Polícia Civil, que abriu investigação para apurar o caso.

Em depoimento, o professor afirmou que o episódio “não passou de uma brincadeira” e que o artefato seria um simulacro de arma de fogo, utilizado em aulas de teatro. Nesta terça-feira (21), durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, ele apresentou espontaneamente o armamento — uma arma de chumbinho, que segundo ele pertenceria a um familiar.

Mesmo assim, o caso segue sob investigação. O professor é suspeito de ameaça, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e de submeter crianças ou adolescentes sob sua autoridade a vexame ou constrangimento.

Como medida cautelar, o educador foi suspenso de suas funções por 90 dias. O MP-PR informou que, caso ele descumpra a determinação, poderá ter a prisão preventiva decretada.

As investigações continuam sob responsabilidade da Polícia Civil e do Ministério Público, que ainda analisam se a arma realmente não possui capacidade letal.