Pesquisadores encontram carcaças de golfinhos na praia durante monitoramento de cetáceos
Entre os dias 5 e 6 deste mês, pesquisadores do projeto Caracterização e Monitoramento de Cetáceos nas bacias do Pará, Maranhão e Foz do Amazonas (PCMC) encontraram quatro carcaças de golfinhos na praia do Goiabal, localizada na costa do Amapá. O trabalho faz parte do esforço contínuo de monitoramento da vida marinha na região.
De acordo com a cientista ambiental Jéssica Melo, as carcaças foram trazidas para a capital, onde passarão por estudos mais aprofundados. Ainda não foi possível identificar a espécie dos animais. O processo de análise inclui a maceração da pele — técnica usada para expor tecidos a fluidos por um longo período — e o estudo dos crânios dos golfinhos, o que ajuda na identificação.
Este é o oitavo monitoramento quinzenal realizado em Calçoene com a colaboração de profissionais do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). O projeto é uma exigência do processo de licenciamento ambiental federal, supervisionado pelo Ibama.