Pente-fino em presídios apreende quase 900 celulares usados ​​por detentos

março 27, 2025 - 16:58
 0
Pente-fino em presídios apreende quase 900 celulares usados ​​por detentos
Divulgação/Ministério da Justiça

Uma operação de revista realizada simultaneamente em 133 unidades prisionais de todo o Brasil resultou na apreensão de 894 celulares que foram usados ​​por detenções para comunicação e prática de crimes dentro das celas.

O balanço da 7ª fase da Operação Mute foi divulgado nesta quinta-feira (27) pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen) , vinculada ao Ministério da Justiça , que coordena a ação com o apoio de policiais penais.

As inspeções ocorreram nos últimos dez dias , abrangendo 4.159 celas em penitenciárias de todos os 26 estados e do Distrito Federal .

Objetivo: Combate ao crime organizado

A Operação Mute ocorre desde 2023 e tem como foco principal o combate à comunicação ilegal de detentos , interrompido o comando de ações criminosas de dentro dos presídios. Somando todas as sete fases, já foram apreendidos 6.274 celulares .

Além dos telefones, nessa última fase, os agentes também encontraram e apreenderam:

???? 373 carregadores de celulares
???? 179 fones de ouvido
???? 444 chips de celular
???? 16 roteadores
???? 19 pen drives
???? 326 objetos cortantes, como facas
???? 2.676 porções de maconha
???? 1.337 porções de cocaína
???? 15 economias de precisão

Drogas e armas nos presídios

A varredura também localizou grande quantidade de drogas dentro das penitenciárias. Apesar disso, nenhuma arma de fogo foi encontrada nesta fase da operação . No entanto, desde 2023, três armas já foram apreendidas dentro de celas durante a ação.

As investigações sobre os itens apreendidos seguem em andamento, e o Senappen reforça que novas fases da Operação Mute deverão continuar nos próximos meses.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP