Naturatins realiza Operação Pássaro Livre e apreende 72 aves silvestres no Tocantins

março 30, 2025 - 17:01
 0
Naturatins realiza Operação Pássaro Livre e apreende 72 aves silvestres no Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou, entre os dias 18 e 23, a Operação Pássaro Livre nos municípios de Arapoema, Axixá do Tocantins, Sampaio e Praia Norte. A ação teve como objetivo intensificar a fiscalização ambiental no combate à caça, criação e comercialização ilegais de animais silvestres.

Durante a operação, foram apreendidos 72 pássaros nativos, além de 90 gaiolas e 19 alçapões utilizados para a captura ilegal das aves. As ações resultaram na aplicação de multas que totalizam R$ 28 mil.

Dos pássaros resgatados, 35 foram soltos na área de reserva legal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) – Câmpus Araguatins. Os demais foram encaminhados ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), gerido pelo Naturatins, onde passarão por reabilitação antes de serem reintegrados ao meio ambiente.

O gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, ressaltou a importância da operação para a manutenção das espécies e o equilíbrio ecológico. “Na região, é cultural manter pássaros em cativeiro, mas é fundamental que a população compreenda que a captura de animais silvestres na natureza é ilegal. Além disso, muitos desses exemplares são traficados, o que agrava ainda mais o problema. Para quem deseja ter uma ave como animal de estimação, a única forma legal é adquiri-la de um criador autorizado e regulamentado pelos órgãos ambientais competentes”, destacou.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP