Leitão nasce com 'rosto humano' e grita como criança
Um caso raro e perturbador surpreendeu o agricultor e criador de porcos Alfredo Cardinas Jr., na região rural de Tanjay, nas Filipinas. No fim de janeiro, uma de suas porcas deu à luz um leitão com uma aparência extremamente incomum, descrita por ele como tendo um “rosto humano”. O animal, considerado um “mutante” pelos moradores locais, sobreviveu por apenas quatro horas.
Cardinas disse ter levado um grande susto ao ver o filhote pela primeira vez — e ainda mais ao ouvi-lo.
“Fiquei assustado quando o vi pela primeira vez. Fiquei ainda mais chocado quando o ouvi chorar. Parecia que vinha de uma criança”, relatou o criador ao Daily Mirror.
Apesar da anomalia, todos os outros filhotes nasceram saudáveis.
Explicação Veterinária
A veterinária Christine Hope Dejadena explicou que é incomum apenas um filhote apresentar uma deformidade tão severa, mas descartou totalmente a hipótese de cruzamento com outra espécie — inclusive humanos.
“A porca não engravidaria de uma espécie diferente”, esclareceu.
Segundo especialistas, a causa mais provável do fenômeno é um defeito congênito raro chamado holoprosencefalia, condição em que o prosencéfalo — a parte frontal do cérebro — não se divide em dois hemisférios durante o desenvolvimento embrionário.
O veterinário Aris Miclat acrescentou que o problema pode ter sido desencadeado pela exposição da porca gestante a substâncias químicas ou pesticidas, algo comum em ambientes rurais e que pode afetar o desenvolvimento fetal.