FAB consegue abastecer caça Gripen no ar pela primeira vez
A Força Aérea Brasileira (FAB) conseguiu realizar pela primeira vez o abastecimento em voo do Gripen com KC-390 Millenium.
Segundo FAB, com esse suporte, o caça Gripen, com apenas um reabastecimento, pode alcançar qualquer região do país em poucas horas. Isso permite resposta rápida a ameaça que cruze as fronteiras do país.
Outra utilidade importante é manter os aviões em voo por tempo prolongado com vários reabastecimentos. Isso é fundamental para proteção de aeronaves amigas que realizam outras missões, como reconhecimento e ataques ao solo.
O tenente coronel David Escosteguy, piloto de ensaios da FAB, que participou da missão, considera um avanço para operação do Gripen e do KC-390.
Os testes foram realizados nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, São Paulo. Agora, as duas aeronaves estão certificadas para atuarem no processo de reabastecimento no ar.
A atividade exige alinhamento perfeito entre sistemas, controles de voo automatizados, sensores de posição, válvulas de segurança e procedimentos de emergência.