Correios e INSS Juntos Contra Fraudes: Atendimento Gratuito Começa Dia 30 de Maio

Maio 27, 2025 - 15:41
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Correios e INSS Juntos Contra Fraudes: Atendimento Gratuito Começa Dia 30 de Maio

A partir de sexta-feira, 30 de maio de 2025, os aposentados e pensionistas do INSS poderão procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o Brasil para verificar e contestar descontos associativos não autorizados em seus benefícios .

Como funciona o atendimento?

O atendimento presencial é voltado especialmente para quem tem dificuldade de acessar os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS, o site do INSS ou a Central 135. Nas agências habilitadas, será possível:Consultar se houve algum desconto não autorizado no benefício;

  • Contestar descontos indevidos;

  • Reconhecer autorizações de descontos;

  • Acompanhar o resultado da contestação (prazo de até 15 dias úteis);

  • Analisar e contestar documentos apresentados por associações;

  • Imprimir o protocolo de atendimento com orientações para acompanhamento.

O atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade para aposentados e pensionistas. Haverá sistemas de gestão de filas ou guichês exclusivos para esse público .

O que levar?

Para ser atendido, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial. Não é necessário levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição. Se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer à agência, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração legal autenticada. Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais .

Contexto da iniciativa

Essa ação é uma resposta a um esquema de fraudes que, entre 2019 e 2024, resultou em descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas, totalizando prejuízos estimados em R$ 6,3 bilhões. As investigações revelaram que servidores do INSS e entidades terceiras realizavam descontos não autorizados diretamente na folha de pagamento dos beneficiários .

Como saber se fui afetado?

Além do atendimento presencial, os beneficiários podem verificar descontos indevidos pelos seguintes canais:

   Aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);

  • Site do INSS;

  • Central de Atendimento 135.

Se você já realizou a consulta por um desses meios e não identificou irregularidades, não é necessário comparecer a uma agência dos Correios .

Lista de agências participantes

Para encontrar a agência dos Correios mais próxima que oferece esse atendimento, acesse o site oficial dos Correios ou entre em contato pela Central 135.

É importante lembrar que nenhum funcionário do INSS ou dos Correios está autorizado a realizar atendimentos domiciliares. Caso alguém se apresente em sua residência alegando ser desses órgãos, trata-se de um golpe.