Correios e INSS Juntos Contra Fraudes: Atendimento Gratuito Começa Dia 30 de Maio

A partir de sexta-feira, 30 de maio de 2025, os aposentados e pensionistas do INSS poderão procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o Brasil para verificar e contestar descontos associativos não autorizados em seus benefícios .
Como funciona o atendimento?
O atendimento presencial é voltado especialmente para quem tem dificuldade de acessar os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS, o site do INSS ou a Central 135. Nas agências habilitadas, será possível:Consultar se houve algum desconto não autorizado no benefício;
-
Contestar descontos indevidos;
-
Reconhecer autorizações de descontos;
-
Acompanhar o resultado da contestação (prazo de até 15 dias úteis);
-
Analisar e contestar documentos apresentados por associações;
-
Imprimir o protocolo de atendimento com orientações para acompanhamento.
O atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade para aposentados e pensionistas. Haverá sistemas de gestão de filas ou guichês exclusivos para esse público .
O que levar?
Para ser atendido, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial. Não é necessário levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição. Se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer à agência, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração legal autenticada. Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais .
Contexto da iniciativa
Essa ação é uma resposta a um esquema de fraudes que, entre 2019 e 2024, resultou em descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas, totalizando prejuízos estimados em R$ 6,3 bilhões. As investigações revelaram que servidores do INSS e entidades terceiras realizavam descontos não autorizados diretamente na folha de pagamento dos beneficiários .
Como saber se fui afetado?
Além do atendimento presencial, os beneficiários podem verificar descontos indevidos pelos seguintes canais:
Aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
-
Site do INSS;
-
Central de Atendimento 135.
Se você já realizou a consulta por um desses meios e não identificou irregularidades, não é necessário comparecer a uma agência dos Correios .
Lista de agências participantes
Para encontrar a agência dos Correios mais próxima que oferece esse atendimento, acesse o site oficial dos Correios ou entre em contato pela Central 135.
É importante lembrar que nenhum funcionário do INSS ou dos Correios está autorizado a realizar atendimentos domiciliares. Caso alguém se apresente em sua residência alegando ser desses órgãos, trata-se de um golpe.