Cardume de raias se aproxima de faixa de areia e surpreende banhistas em praia; veja
Um cardume de raias surpreendeu banhistas na manhã deste domingo (13) ao nadar muito próximo da faixa de areia na Praia Central de Bombinhas, no Litoral Norte de Santa Catarina. As raias, que apareceram em grande quantidade na área mais rasa do mar, chamaram a atenção de crianças e adultos que observavam, liberados, o movimento dos animais entre as ondas (assistência acima).
Alessandro Pedroso, morador local e autor dos vídeos que registraram o momento, relatou que os banhistas evitaram entrar na água devido à proximidade das raias. "Elas estavam muito no raso, e as ondas empurravam para perto da praia. Em uma área de aproximadamente 500 metros de praia, havia mais de 100 raias. Era impressionante", comentou Alessandro.
Apesar do recebimento inicial de alguns banhistas, a bióloga Ingrid Hyrycena, coordenadora do projeto ICONIC Oceans no Brasil, explicou que as raias não são perigosas para os seres humanos. Embora possuíssem um ferro na cauda, que pode ser usado como mecanismo de defesa, eles só recorrem a ele em situações extremas. “As raias são muito dóceis e tendem a evitar o contato com as pessoas. O ferro é usado apenas como último recurso, pois demora a crescer novamente e o animal fica vulnerável sem ele”, esclareceu.