Caminhão tomba com força do vento durante temporal em Porto Alegre

Porto Alegre foi atingida por um forte temporal na tarde desta segunda-feira (31), com ventos que chegaram a pelo menos 110 km/h, segundo a Defesa Civil Municipal. As chuvas intensas, que registraram um acumulado de 40 milímetros, provocaram alagamentos em diversas vias da cidade.
Nas redes sociais, vídeos de trombas d’água sobre o lago Guaíba viralizaram. Pelo menos duas formações foram avistadas, impressionando moradores e internautas.
Danos estruturais e impactos na cidade
O Mercado Municipal, que já havia sido danificado pelas enchentes do ano passado, sofreu novos impactos e teve parte de seu telhado destruído. Além disso, diversas construções e residências foram destelhadas devido à força dos ventos.
A Defesa Civil também registrou a queda de árvores e semáforos apagados em vários pontos da capital gaúcha.
Unidades de saúde afetadas
Seis unidades de saúde que funcionam até as 22h estão sem energia elétrica devido ao temporal: Modelo, IAPI, Morro Santana, Navegantes, Tristeza e Ramos. O Hospital de Pronto Socorro (HPS) também foi impactado, registrando alagamento na recepção e infiltrações na Pediatria. Já a recepção da emergência do Hospital São Lucas da PUCRS sofreu destelhamento.
Caminhão tomba na Ponte do Guaíba
A força dos ventos também provocou o tombamento de um caminhão na Ponte do Guaíba (BR-290). Imagens do momento foram registradas e circulam nas redes sociais.
Apesar dos estragos, até o momento, não há informações sobre feridos. As autoridades seguem monitorando a situação e trabalhando na recuperação das áreas afetadas.