Onça-pintada resgatada em área desmatada de MT retorna à natureza após 2 anos em tratamento

A onça-pintada Xamã, resgatada em Sinop (MT) em 2021, aos 8 meses de idade, em uma área desmatada e com focos de incêndio, devolvida à natureza. O felino foi solto na Serra do Cachimbo , no sul do Pará, em outubro deste ano, após dois anos de cuidados e adaptação. A notícia foi divulgada nesta sexta-feira (29), no Dia Internacional da Onça-Pintada .
O Resgate e o Processo de Reintrodução
O resgate de Xamã foi realizado pela ONG Onçafari , especializada em conservação e reintrodução de onças-pintadas, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) . Após o resgate, o animal passou por um período de recuperação e explosão no Setor de Animais Silvestres da universidade.
Segundo o biólogo do Onçafari, Leonardo Sartorello , a escolha da Serra do Cachimbo como o novo lar de Xamã levou em conta a necessidade de soltar o animal no mesmo bioma em que foi encontrado, uma zona de transição amazônica .
Para se preparar para uma vida selvagem, Xamã foi parar em um recinto de 15 mil m² próximo ao local da soltura. Este espaço foi projetado para simular as condições naturais da floresta.