Surto de Metapneumovírus Humano na China gera alerta para infecções respiratórias

Janeiro 17, 2025 - 14:26
 0
Surto de Metapneumovírus Humano na China gera alerta para infecções respiratórias

O metapneumovírus humano (hMPV), detectado pela primeira vez na Holanda em 2001, está relacionado a um recente surto de infecções respiratórias na China. O vírus, que é uma das várias causas de resfriado comum, principalmente crianças e idosos, podendo levar a quadros graves, como bronquiolite e pneumonia.

O que é o hMPV?

Pertencente à mesma família do vírus de infecções sinciciais (VSR), o hMPV é transmitido por partículas respiratórias infectadas, especialmente em ambientes fechados ou lotados. Apesar de geralmente causar sintomas leves, como tosse, febre e dor de garganta, pode provocar complicações respiratórias graves em grupos de risco, como crianças menores de 5 anos, idosos e pessoas com condições de saúde preexistentes.

Surto e monitoramento

O surto na China tem sido acompanhado pelo Ministério da Saúde do Brasil, que mantém comunicação com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades sanitárias de outros países. Apesar do aumento dos casos, a OMS não emitiu alertas internacionais.

Como prevenir uma infecção?

As seguintes diretrizes semelhantes às de outras infecções respiratórias:

  • Uso de máscaras em locais fechados ou lotados.
  • Boa ventilação em ambientes compartilhados.
  • Higienização frequente das mãos.
  • Cobrir boca e nariz ao jogar ou espirrar.
  • Permanecer em casa quando doente para evitar a propagação do vírus.

Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e qualidade do sono, também fortalece o sistema imunológico.

Diagnóstico e tratamento

O exame PCR é a forma mais confiável de diagnosticar o hMPV. Entretanto, não há antivirais específicos ou vacinas aprovadas para tratar ou prevenir a infecção. O manejo inclui medicamentos para interrupção de sintomas, hidratação e estabilidade. Casos mais graves podem necessitar de oxigênio em ambiente hospitalar.