Operação contra crimes ambientais na Caatinga aplica R$ 6,2 milhões em multas

Salvador/BA (28/07/2025) - O combate ao desmatamento ilegal no bioma Caatinga realizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultou em 52 autos de infração no âmbito da Operação Mandacaru I, que ocorreu entre os dias 30 de junho e 11 de julho deste ano, no município de Jeremoabo (BA) e em outras cinco localidades da Bahia. O total das multas ambientais aplicadas foi de R$ 6,2 milhões.
A operação foi planejada como parte da execução da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), dentro dos compromissos assumidos pelo Brasil na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), no Protocolo de Quioto e no Acordo de Paris. As áreas fiscalizadas foram identificadas com base nos alertas de desmatamento gerados pelo MapBiomas, validados por imagens de satélite e confirmados em campo por agentes ambientais.
Além das multas aplicadas, também houve embargo de mais de três mil hectares de áreas desmatadas de forma irregular. Em duas propriedades, foram constatados o descumprimento de embargos ambientais previamente aplicados. Também foram apreendidos mais de 50 espécimes de passeriformes que estavam sendo criados ilegalmente.
Durante a operação, os agentes atenderam a uma denúncia e resgataram um tucano e uma arara canindé, autuando o infrator com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605). Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Salvador (BA), onde irão receber o tratamento inicial necessário e seguir com as ações de reabilitação.
O Ibama segue atuando de forma estratégica e técnica no enfrentamento aos ilícitos ambientais, reforçando o compromisso com a proteção dos nossos biomas e o cumprimento da legislação ambiental brasileira.