Servidor de prefeitura da Bahia foi executado após filmar traficantes

agosto 28, 2025 - 20:04
 0
Servidor de prefeitura da Bahia foi executado após filmar traficantes
Reprodução/Redes Sociais

O motorista Antônio Carlos Gonçalves dos Santos, de 58 anos, conhecido como Tonhão, foi morto a pauladas e tiros no distrito de Monte Pascoal, em Itabela, no extremo-sul da Bahia, após filmar integrantes da facção Bonde do Maluco (BDM). O crime ocorreu no fim do mês passado e, segundo a Polícia Civil, foi praticado por criminosos locais que perceberam a gravação feita pela vítima.

De acordo com uma fonte policial, Tonhão morava em frente à residência de um dos suspeitos. No dia do crime, por volta das 4h da manhã, quando saía para correr, ele notou movimentação e barulho em frente à casa. Ao registrar a cena com o celular, acabou sendo visto devido ao flash da câmera.

Na volta do exercício, Tonhão caiu em uma emboscada. “Os autores, que são traficantes conhecidos de Monte Pascoal, pegaram ele, agrediram com pedaços de pau na parte de fora da casa e levaram para dentro, onde foi baleado. Ele não resistiu”, relatou a fonte policial.

Suspeitos identificados

As investigações apontaram como autores do homicídio:

  • Roney Nascimento Lima (RN), 23 anos – preso em flagrante em 8 de agosto por porte ilegal de arma. Durante o interrogatório, confessou a participação no assassinato e disse que a arma apreendida foi a mesma usada no crime.

  • Cleison Ramos Santos (Rapa Rapa), 18 anos – preso em 20 de agosto, no distrito de Monte Pascoal. Permaneceu em silêncio ao ser interrogado.

  • Um adolescente conhecido como 3P, que segue foragido e é alvo de diligências para apreensão.

O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário, com pedido de prisão preventiva para os maiores de idade e internação para o adolescente. Os três respondem por homicídio qualificado, associação criminosa e corrupção de menores.

Homenagem da Prefeitura

Servidor público desde 2002, Tonhão trabalhava como motorista da Secretaria Municipal de Saúde de Itabela. Em nota, a gestão municipal lamentou a perda:

“Servidor dedicado por muitos anos, Tonhão deixa um legado de trabalho, respeito e amizade. Nos solidarizamos com os familiares e amigos neste momento de dor”, disse a Prefeitura.