Ciclista que atropelou idosa em Beira Mar disputava racha com colegas
O ciclista que atropelou uma turista de 74 anos no calçadão da avenida Beira-Mar, em Fortaleza, no último domingo (25), participava de um “racha” — corrida não autorizada — com outros ciclistas no momento do acidente. A informação foi apurada pela TV Verdes Mares nesta segunda-feira (26), a partir de relatos de testemunhas que presenciaram a cena.
A vítima, identificada como Maria do Socorro, é natural de Salvador (BA) e estava em Fortaleza a passeio com familiares. Ela caminhava pelo calçadão, nas proximidades do espigão da avenida Rui Barbosa, quando foi atingida de frente por um ciclista que seguia em alta velocidade. Após o atropelamento, o condutor fugiu do local sem prestar socorro.
Com o impacto, a idosa caiu e bateu a cabeça, ficando inconsciente por alguns minutos. Testemunhas relataram ainda que o grupo de ciclistas deixou o local rindo da situação. Câmeras de segurança flagraram o atropelamento, mas as imagens não foram divulgadas pela Prefeitura de Fortaleza.
A sobrinha da vítima, a arquiteta Andrea Sales, usou as redes sociais para relatar o ocorrido. Segundo ela, o grupo aparentava ser formado por adolescentes e trafegava de forma perigosa em meio aos pedestres.
“Eles vinham muito rápido, cortando as pessoas, com o calçadão cheio. Quando passou o primeiro, ainda comentamos que bicicleta não é na calçada. Não deu tempo nem de terminar de falar, o segundo atingiu minha tia de frente”, contou.
Andrea afirmou que, após a queda, Maria do Socorro entrou em choque e demorou a recobrar a consciência, o que causou desespero entre os familiares. Um vídeo publicado pelo corretor Paulo Angelim mostra a vítima recebendo os primeiros socorros. Ele relatou que algumas pessoas tentaram impedir a fuga do ciclista, mas outras acabaram permitindo que ele deixasse o local.
De acordo com a Polícia Militar, uma equipe do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) foi acionada para acompanhar a ocorrência. O Samu Bike Vida, que atua na região da Beira-Mar, realizou o atendimento inicial, e uma ambulância do Samu encaminhou a turista ao Instituto Dr. José Frota (IJF).
No hospital, exames apontaram que a idosa sofreu um traumatismo craniano com sangramento em dois pontos. Apesar da gravidade, não há indicação de cirurgia no momento. Ela permanece internada em observação por pelo menos 48 horas, quando deverá passar por uma nova tomografia.
O secretário da Regional II de Fortaleza, Márcio Martins, informou que a pasta já acionou a Guarda Municipal para verificar as câmeras de monitoramento da área e tentar identificar o ciclista envolvido. Ele também afirmou que irá se reunir com a Agência de Fiscalização (Agefis) para discutir novas medidas de fiscalização no calçadão da Beira-Mar.