Seca no Lago Tefé levanta preocupações com mortes de botos e tucuxis

Setembro 11, 2024 - 20:06
 0
Seca no Lago Tefé levanta preocupações com mortes de botos e tucuxis

A atual estiagem severa e o superaquecimento das águas do Lago Tefé, localizado no Médio Rio Solimões, no interior do Amazonas, estão provocando uma crise ambiental ainda mais grave do que a do ano passado. Entre setembro e outubro de 2023, 209 botos-vermelhos e tucuxis morreram devido à elevação da temperatura das águas, que ultrapassou 40°C. Este ano, o cenário é alarmante, com a estiagem chegando pelo menos 20 dias antes do esperado.

Na última segunda-feira, 9 de setembro, a temperatura da água no Lago Tefé alcançou 37°C. Se a tendência de aumento continuar, há um crescente alerta para a fauna aquática local, principalmente botos e peixes. Miriam Marmontel, líder do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Instituto Mamirauá, expressou preocupação com o impacto potencial na vida aquática se as temperaturas continuarem a subir.

O nível do lago está atualmente apenas 1 metro acima do mínimo registrado no ano passado, e a situação já está dificultando o monitoramento da saúde dos animais. Caso a diminuição continue no ritmo atual, o ponto mais seco do ano passado poderá ser alcançado em menos de duas semanas. Em 2023, a seca causou a morte de 179 botos-vermelhos, de uma população estimada em apenas 900 indivíduos. Além disso, pesquisadores encontraram 122 carcaças de botos-vermelhos e tucuxis em lagos próximos, no município de Coari.