Homem precisa amputar o pênis após consumo excessivo de álcool

Setembro 10, 2024 - 16:45
 0
Homem precisa amputar o pênis após consumo excessivo de álcool

Em um caso publicado no Urology Case Reports no dia 5 de agosto, um homem de 65 anos sofreu a amputação do pênis após uma infecção grave que resultou em necrose do órgão. O paciente, cuja identidade não foi revelada, foi levado às pressas ao Hospital Geral Regional Ignacio Zaragoza, na Cidade do México, devido a uma forte ardência e dificuldade para urinar após um episódio de consumo excessivo de álcool.

No atendimento inicial, um cateter foi inserido no pênis para remover uma grande quantidade de "urina turva e com mau cheiro" da bexiga. Após receber tratamento com antibióticos, o paciente foi liberado do hospital. No entanto, uma semana depois, ele retornou à emergência com febre de 39°C e um som de estalo no osso púbico. Também foi notada uma secreção purulenta e esverdeada saindo da uretra, prepúcio, escroto e até do reto, indicando uma infecção severa na região.

Os exames mostraram que, apesar de seus sinais vitais estarem estáveis, o paciente tinha múltiplos abscessos na próstata e no pênis. Além de antibióticos e insulina, ele recebeu uma transfusão de sangue. Inicialmente, os médicos tentaram preservar o órgão, mas o tecido do prepúcio estava necrosado e em decomposição. A necrose se espalhou, tornando impossível realizar uma penectomia parcial ou uma reconstrução, levando à decisão de realizar uma amputação total do pênis.

O artigo científico destacou que a necrose isquêmica no pênis é uma condição extremamente rara, pois o órgão tem uma rica irrigação sanguínea. No entanto, quando ocorre, pode levar a sérias complicações, como sepse. No caso do paciente, a necrose foi atribuída a uma combinação de diabetes tipo 2 mal controlada, doença arterial periférica e a inserção traumática de um cateter transuretral.