Fortes chuvas em Santa Catarina deixam rastro de alagamentos e levam cidades a decretar situação de emergência

Janeiro 17, 2025 - 15:16
 0
Fortes chuvas em Santa Catarina deixam rastro de alagamentos e levam cidades a decretar situação de emergência

As intensas chuvas que atingem Santa Catarina desde a manhã de quinta-feira (16) têm causado grandes transtornos em diversas regiões do estado. Quatro municípios – Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos e Tijucas – decretaram situação de emergência devido aos impactos climáticos.

Registro de volume de chuvas e alertas

O maior acúmulo de avanço foi registrado em Tijucas , na Grande Florianópolis, com impressionantes 280 milímetros . A Secretaria Estadual de Defesa Civil emite alertas à população, destacando os riscos de alagamentos, enxurradas, penetração de terra e quedas de árvores, além de possíveis riscos nos serviços essenciais, como o fornecimento de energia elétrica.

Em Itajaí , no litoral norte, áreas de encosta e regiões suscetíveis a alagamentos agravaram-se devido ao solo encharcado pelas chuvas acumuladas nos últimos dias. Somente entre a madrugada e a tarde desta quinta-feira, a Defesa Civil municipal atendeu 35 ocorrências , incluindo sete penetração de terra . Ao todo, 20 pessoas e um animal precisaram ser resgatados.

Apesar de a água já ter sido drenada, eliminando o risco imediato de enchentes, a prefeitura informou que segue em alerta máximo , monitorando áreas críticas.

Balneário Camboriú enfrenta cenário crítico

Em Balneário Camboriú , todas as avenidas foram alagadas, causando interdições e deixando pessoas ilhadas. A prefeitura confirmou alagamentos em todos os bairros e informou que unidades básicas de saúde de sete localidades , além de centros especializados, precisaram suspender o atendimento à população.

Para reforçar as medidas de resposta, a prefeita Juliana Pavan ativou o Plano Municipal Emergencial de Respostas aos Desastres e anunciou a abertura de três abrigos emergenciais . Voluntários foram convocados para apoiar ações de assistência.

Impactos na capital

Florianópolis também sofre com os impactos das chuvas. Diversas vias ficaram submersas, e o Hospital Infantil Joana de Gusmão foi invadido pela água. Apesar disso, o atendimento foi rapidamente restaurado e não causou danos significativos ao hospital.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) suspendeu todas as atividades presenciais na quinta e sexta-feira (18), com previsão de avaliação dos danos no campus.