Caso raro: Homem com câncer tem pênis amputado para conter metástases
Um homem de 66 anos em Montenegro, no leste europeu, passou por uma amputação total do pênis após o câncer de próstata avançado se espalhar para o órgão. Segundo os médicos que acompanharam o caso, esse tipo de metástase é extremamente raro, especialmente quando adicionados a tumores resistentes a tratamentos quimioterápicos.
O caso foi relatado em um artigo publicado em dezembro de 2024 na Urology Case Reports . Segundo o estudo, a medicina oferece alternativas limitadas para metástases dessa natureza, o que levou à necessidade de uma intervenção cirúrgica tão drástica.
Câncer de próstata e suas complicações
O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, ficando para trás apenas dos tumores de pele não melanoma. Estimativas indicam cerca de 71 mil novos casos e 16 mil mortes anuais no país.
Embora o câncer de próstata frequentemente se espalhe para os ossos e a bexiga em seus avanços avançados, a metástase para o pênis é uma ocorrência extremamente rara. Apenas 1% a 4% dos pacientes com doença avançada (estágios 3 e 4) apresentam esse tipo de complicação.