VÍDEO: Homem causa princípio de incêndio ao acender cigarro em posto de combustíveis

Novembro 7, 2025 - 18:34
 0
VÍDEO: Homem causa princípio de incêndio ao acender cigarro em posto de combustíveis
Reprodução

Um homem provocou um princípio de incêndio ao acender um cigarro durante o descarregamento de combustível em um posto localizado na Avenida Presidente Médici, em Timon (MA), na noite da última segunda-feira (3). Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o homem acende o cigarro e joga o palito de fósforo no chão, provocando pequenas chamas que se espalharam rapidamente. Clientes que estavam na loja de conveniência se assustaram e deixaram o local às pressas.

Segundo relatos de um frentista, os funcionários já haviam orientado os clientes a se afastarem por conta do risco da operação de descarregamento de combustível, mas o homem ignorou os avisos.

As chamas foram controladas rapidamente por um dos frentistas com o uso de um extintor de incêndio, e o Corpo de Bombeiros não precisou ser acionado. Uma motocicleta que estava próxima quase foi atingida, mas não sofreu danos. O descarregamento do combustível foi suspenso até que a situação fosse normalizada.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Timon, o espaço externo com mesas e cadeiras, onde o cigarro foi aceso, não constava no projeto original de combate a incêndio do posto. A corporação informou que fará uma vistoria nesta quinta-feira (6) para avaliar se o estabelecimento mantém as condições de segurança necessárias para clientes e funcionários.

O tenente Wellington Soares Araújo, diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, reforçou o perigo da atitude:

“A gasolina é altamente volátil, ou seja, evapora com facilidade e libera gases e vapores inflamáveis. Esses vapores podem se acumular no ambiente e, ao entrarem em contato com fogo ou faíscas, aumentam o risco de explosões e incêndios. Por isso, fumar próximo às bombas é extremamente perigoso.”

O caso serve de alerta para os riscos do descumprimento das normas de segurança em postos de combustíveis, especialmente durante operações de descarregamento.