SUS terá medicamento para proteger crianças de acidente nuclear
O Ministério da Saúde vai passar a disponibilizar, no SUS, um medicamento para proteção de crianças em caso de acidente nuclear. Cerca de 19 mil crianças que vivem em Angra dos Reis vão ser beneficiadas. O município localizado na região da Costa Verde do estado do Rio de Janeiro abriga duas usinas nucleares Angra 1 e 2.
O iodeto de potássio 20 mg será usado para o tratamento de crianças de até 11 anos, em caso de exposição a materiais radioativos. Segundo o ministério, o medicamento protege a glândula tireoide, impedindo que ela absorva o iodo radioativo e reduzindo os riscos de complicações graves, como o desenvolvimento de doenças na glândula.
O SUS já oferta o medicamento iodeto de potássio 130 mg em comprimidos para pacientes adultos. O Ministério da Saúde informou que serão atendidos mais de 117 mil pacientes adultos com a aquisição do medicamento, considerando a população geral das Zonas de Planejamento de Emergência.
E que, embora o Brasil não seja uma região de alto risco nuclear, a disponibilização do iodeto de potássio é importante e responsabilidade do governo na preparação para qualquer ocorrência.