Polícia Civil prende tio suspeito por estupro de sobrinha com deficiência intelectual em Lábrea
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus), cumpriu, na tarde de quinta-feira (06/11), mandado de prisão preventiva de um homem, de 52 anos, investigado por estupro de vulnerável. A vítima é sobrinha dele, uma adolescente de 17 anos com paralisia cerebral e transtorno grave do desenvolvimento intelectual, condições que a tornam totalmente incapaz de consentir com o ato.
As investigações apontam que o crime ocorreu em dezembro de 2024, na zona rural do município. Segundo apurado, a vítima, por suas limitações físicas e cognitivas, não possuía meios de comunicar o abuso.
Segundo a delegada Kelly Souto, o caso veio à tona somente em janeiro de 2025, quando a mãe da adolescente percebeu comportamentos diferentes na filha e, ao tentar conversar, ela confirmou o abuso por meio de gestos.
“Ao ser confrontado pela mãe da vítima, o suspeito confessou o crime e a ameaçou de morte, dizendo: ‘Se tu não fosse minha irmã, eu ia dar um tiro na tua cara’”. A confissão foi presenciada por outro irmão, relatou a delegada.
O laudo pericial de exame de conjunção carnal confirmou o desvirginamento recente e a consumação do ato, comprovando a materialidade do crime.
Após o cumprimento da ordem judicial, o suspeito permaneceu custodiado, à disposição do Poder Judiciário.