Maior peixe do mundo é visto pela segunda vez no litoral brasileiro
O tubarão-baleia, o maior peixe do mundo, foi filmado pela segunda vez no mar do Espírito Santo, em uma expedição do projeto Amigos da Jubarte. O encontro ocorreu durante a primeira campanha de pesquisa de cetáceos de 2024, no dia 21 de junho, quando a equipe do projeto avistou o animal de 8 metros de comprimento. O momento foi registrado com o auxílio de um drone e de um hidrofone, equipamento utilizado para captar sons subaquáticos.
Bruna Rezende, pesquisadora do Jubarte.LAB, explicou que a equipe estava em seu ponto de monitoramento quando o tubarão-baleia se aproximou do barco e apareceu brevemente ao lado. “Ele ficou alguns minutos por ali e conseguimos filmar de perto. Era quase do tamanho do nosso barco”, comentou a pesquisadora.
O tubarão-baleia, apesar do nome, não é uma baleia e sim um tubarão filtrador, conhecido por se alimentar de pequenos organismos como fitoplâncton e zooplâncton. A espécie é inofensiva aos humanos e não possui dentes. Em média, esses tubarões medem cerca de 12 metros, mas já foram registrados indivíduos de até 20 metros.
O primeiro avistamento da espécie no Espírito Santo ocorreu em 2022, realizado por uma parceria entre o projeto Amigos da Jubarte e o LabNecton, laboratório da Universidade Federal do Espírito Santo. O projeto capixaba monitora cetáceos nos estados do Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro, e continua contribuindo para o estudo e a preservação das espécies marinhas na região.