"MACACO" Homem é preso por injúria racial após confusão em UPA de Contagem
!["MACACO" Homem é preso por injúria racial após confusão em UPA de Contagem](https://portaldotupiniquim.com.br/uploads/images/202501/image_870x_67818e3cef2f2.jpg)
Um homem foi preso suspeito de injúria racial após uma confusão em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Contagem, na Grande BH, na noite desta quinta-feira (9). O caso ocorreu na UPA Ressaca e envolveu um servidor público e um acompanhante de uma paciente grávida.
De acordo com o boletim de ocorrência (BO) da Guarda Civil, Igor Costa Silva, de 26 anos, estava acompanhando sua companheira grávida, que aguardava atendimento médico. Um servidor solicitou que os acompanhantes aguardassem em outro espaço, explicando que o local era restrito às equipes médica e de enfermagem.
O suspeito, no entanto, recusou-se a sair, alegando o direito de permanecer com sua companheira por ela estar grávida. Segundo o relato, a situação escalou para uma discussão, durante a qual o servidor foi insultado com ofensas racistas, sendo chamado de "macaco".
Relato do servidor
Em depoimento, o servidor explicou que havia subido ao local após pedido de uma técnica de enfermagem para reorganizar o espaço e pediu que os acompanhantes aguardassem do lado de fora. Ele descreveu a interação com o suspeito: "Ele questionou e falou comigo assim: 'você não tem nada pra fazer lá embaixo não?'. Eu expliquei que estava apenas cumprindo a solicitação da equipe. Quando ele foi saindo, me chamou de 'desgraça' e, depois, 'macaco'."
Segundo o servidor, havia várias testemunhas no local, incluindo outros funcionários da UPA. Após a confusão, a mulher grávida e o suspeito deixaram a unidade sem atendimento.
Prisão do suspeito
A Guarda Civil foi acionada e, com base na ficha da mulher, localizou o casal na residência dela. O suspeito admitiu ter xingado o servidor e foi preso em flagrante, sendo levado para uma delegacia.