Tapa na cabeça de homem: MPDFT pede investigação sobre conduta de PMs

agosto 21, 2025 - 09:15
 0
Tapa na cabeça de homem: MPDFT pede investigação sobre conduta de PMs
Reprodução

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) requisitou, nesta quarta-feira (20/8), que a Corregedoria-Geral da Polícia Militar do DF (PMDF) instaure um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta de integrantes da corporação durante uma operação realizada em frente a uma distribuidora de bebidas, na Cidade Estrutural.

O episódio ocorreu na madrugada da última segunda-feira (18/8), quando policiais militares atuavam em ações de fiscalização para fechar estabelecimentos que estivessem funcionando fora do horário permitido por lei — das 6h à meia-noite.

Um vídeo gravado no momento da abordagem mostra um policial agredindo um homem com tapas na cabeça durante revista. Nas imagens, o militar ainda aparece batendo a cabeça do suspeito contra a parede, derrubando-o no chão e aplicando um mata-leão. O homem foi preso por desacato e liberado em seguida.

O MPDFT determinou que a PMDF tem cinco dias para se manifestar sobre o caso.

O que diz a PMDF

Em nota, a Polícia Militar informou que as equipes foram acionadas pelo 190 após denúncia de funcionamento irregular do comércio e perturbação da ordem. Segundo a corporação, ao chegarem ao local, os policiais teriam sido recebidos com agressões envolvendo pedras, garrafas e latas.

“Diante da agressão, houve necessidade do uso da força, com aplicação de instrumentos de menor potencial ofensivo, para dispersar os agressores e restabelecer a ordem pública”, afirmou a PMDF.

A corporação destacou ainda que a distribuidora já é reincidente nesse tipo de prática e costuma encerrar as atividades apenas com a chegada da polícia, reabrindo posteriormente. Na noite da ocorrência, segundo a nota, foi constatada grande concentração de pessoas, consumo de álcool e som automotivo em desacordo com a legislação.

Um homem foi detido por desacato e encaminhado à delegacia, de acordo com a PMDF, que assegura que a atuação observou os parâmetros normativos de uso da força.

A corporação disse ainda que haverá apuração rigorosa da conduta individual dos policiais envolvidos, a fim de verificar eventual desvio de conduta.

“A PMDF reafirma seu compromisso com a transparência, a responsabilidade e a correta apuração de todas as ocorrências, sempre orientada pela preservação da vida, pela legalidade e pela confiança da população”, concluiu a nota.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP