Homem é absolvido após passar três anos preso por acusação de tentativa de homicídio contra enteada

dez 6, 2024 - 17:05
 0
Homem é absolvido após passar três anos preso por acusação de tentativa de homicídio contra enteada
Reprodução

O servidor do pedreiro Felipe Emanuel da Silva Ribeiro, de 27 anos, foi absolvido pela Justiça após passar três anos preso sob suspeitas de tentar matar sua enteada, então com dois anos de idade. O julgamento, realizado pelo Tribunal do Júri, durou 17 horas e encerrou o processo com a decisão unânime de inocentar Felipe de todas as acusações.

Acusações e prisão

Felipe foi acusado em 2021 de tentativa de homicídio triplamente qualificado, tortura e lesão corporal após a enteada ser levada inconsciente para o Hospital Municipal de Contagem, onde ficou internado por cinco dias. Na época, a mãe da criança também foi indiciada por tentativa de homicídio e missão relevante.

No dia do suposto crime, apenas Felipe, o babá da criança e a irmã mais velha da vítima, de cinco anos, estavam na casa. A prisão preventiva de Felipe foi decretada em abril de 2021, e ele foi apresentado à polícia dias depois, negando as acusações.

Felipe passou quatro meses no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Betim antes de obter o direito de aguardar julgamento em liberdade, usando tornozeleira eletrônica. Contudo, o Ministério Público recorreu, e ele foi preso novamente, dessa vez no Presídio Inspetor José Martinho Drummond, em Ribeirão das Neves, onde se reuniram até o julgamento.

Julgamento e absolvição

Durante o julgamento, o Conselho de Sentença deliberou, por maioria, pela absolvição de Felipe em todas as imputações da denúncia. O Tribunal expediu imediatamente o alvará de soltura, devolvendo a liberdade ao acusado.

Felipe comemorou a decisão com intervalo, mas destacou as marcas deixadas pelo longo período de privação de liberdade:
"Graças a Deus a verdade veio à tona. Deus mostrou o que realmente aconteceu. Não é algo que vai apagar da minha vida, mas vamos seguir em frente com fé em Deus. Tudo vai dar certo.”