Governo federal reconhece emergência em mais 8 municípios do Acre

Mais oito municípios do Acre tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal em razão das cheias em rios que cortam o estado. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (24).
Os municípios incluídos na publicação são: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus. A capital Rio Branco (AC) teve a gravidade da situação reconhecida no último dia 18. Portanto, já são nove as cidades em emergência, o que corresponde a 40% dos municípios do estado.
Os impactos se devem às cheias dos rios Acre, Juruá, Purus, Envira, Abunã e Moa, todos no interior. Além dos municípios acreanos, outras 13 cidades de 9 estados também tiveram situação de emergência reconhecida hoje pelo governo federal.
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), a decretação da situação de emergência ou do estado de calamidade pública ocorre quando o desastre afeta parcial ou totalmente a capacidade local de resposta. Isso pode acontecer nos casos de, por exemplo, chuvas intensas, inundações, estiagens, secas, incêndios florestais, epidemias de doenças infecciosas, deslizamentos de terra ou contaminação de rios.