Confronto entre alunos da Unifesp e vereador de Guarulhos termina em confusão e feridos

Alunos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Guarulhos, se envolveram em um confronto com o vereador Kleber Ribeiro (PL), na última segunda-feira (15), durante a visita do parlamentar ao campus. O episódio terminou em tumulto e deixou três jovens feridos.
Segundo informações, Ribeiro esteve na unidade acompanhado por cinegrafistas e seguranças para protocolar pessoalmente um ofício, solicitando a cessão de um espaço da universidade para a realização de um evento. Após a entrega do documento à direção, o vereador e sua equipe permaneceram na entrada do campus, onde foram abordados por integrantes da bateria universitária.
Em protesto, os estudantes entoaram frases de rejeição ao parlamentar, como: “Você não é bem-vindo aqui, a sua ideia não representa esse lugar”. O ato resultou em tensão, e um dos alunos teria sido empurrado, dando início a uma briga generalizada.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), dois homens de 20 anos e uma mulher de 21 sofreram agressões físicas, incluindo socos e cadeiradas, e precisaram de atendimento. O caso foi registrado no 4º Distrito Policial de Guarulhos, que segue com as investigações.
O vereador classificou o episódio como “ódio” e “violência política”, repudiando as agressões.
Em nota enviada à CNN, a Unifesp também condenou a confusão:
“Repudiamos qualquer situação de violência e ressaltamos que a universidade é espaço de diálogo e debate, de produção de ciência, e atos como os de ontem em nada colaboram para isto.”