Bebê de 11 meses morre após ser atingido por panela com brigadeiro e sofrer queimaduras de 2º grau no AC
Nicolas Iglessia da Silva, um bebê de apenas 11 meses, morreu na noite de quinta-feira (16) em Pronto-Socorro de Rio Branco, no Acre, após sofrer queimaduras de 2º grau no rosto e na cabeça. O acidente ocorreu na casa da família, localizada na Vila Caquetá, em Porto Acre, quando o menino deixou uma panela de brigadeiro quente que estava em cima da mesa da cozinha.
Atendimento inicial
Após o acidente, Nicolas foi levado ao Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, onde recebeu os primeiros socorros. Segundo familiares, ele foi medicado e chegou a interagir, mamando e permanecendo com a mãe. No entanto, devido à gravidade das queimaduras, foi regulada a sua transferência para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde receberia atendimento especializado.
Família denuncia negligência
Familiares alegaram que houve negligência no atendimento médico em ambas as unidades de saúde. Uma tia da criança afirmou que Nicolas deveria ter sido transferido intubado ou em uma ambulância de suporte avançado do hospital de Senador Guiomard. No entanto, isso não ocorreu, e os pais disseram demora no atendimento ao chegar ao Pronto-Socorro.
"Tentaram intubar ele no pronto-socorro, mas não conseguiram. Ele estava com a barriga muito inchada, tomou muito soro e chegou a vomitar muita água", contou uma prima.
Posicionamento das autoridades
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que recebeu o pedido de transferência às 19h39, iniciou o transporte às 19h57 e chegou ao Pronto-Socorro de Rio Branco às 20h42. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) afirmou que Nicolas foi atendido imediatamente após chegar ao pronto-socorro. Segundo a massa, a intubação foi necessária devido ao distúrbio causado pelas queimaduras, mas o bebê sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu, apesar das tentativas de reanimação.