Após FIV, mulher de 62 anos dá à luz 6º filho; médica explica técnica

Outubro 28, 2025 - 10:05
 0
Após FIV, mulher de 62 anos dá à luz 6º filho; médica explica técnica
Reprodução/Redes Sociais

Carmelina Alves Albino, de 62 anos, deu à luz sua sexta filha, Miriã Vitória, na segunda-feira (20/10), em São Paulo. A gestação foi resultado da técnica de fertilização in vitro (FIV), que permite mulheres com idades mais avançadas engravidarem.

Miriã Vitória, filha de Carmelina e seu marido Jefferson, nasceu prematura, às 21h47, com 35 semanas e 6 dias. A pequena passou alguns dias na incubadora, recebendo alta logo em seguida. A mãe, por sua vez, ganhou cuidados intensivos e está em recuperação.

Carmelina e Jefferson já são pais de cinco filhos, com idades entre 42 e 22 anos, além de nove netos, entre 19 e quatro anos.

Técnica de fertilização in vitro (FIV)
A gestação de Carmellina foi possível graças à técnica de fertilização in vitro com ovodoação. De acordo com a médica Paula Marin, especialista em reprodução humana, consiste em usar o óvulo de uma doadora jovem, geralmente entre 20 e 30 anos, com boa saúde e exames rigorosamente avaliados.

“Esse óvulo é fertilizado em laboratório com o sêmen do parceiro da paciente ou de um doador. O embrião formado é, então, transferido para o útero da mulher receptora, que será a gestante”, explica a ginecologista e obstetra ao Metrópoles.
Embora o DNA seja da doadora e do parceiro, Paula ressalta que o ambiente uterino também exerce influência sobre o desenvolvimento embrionário por meio da epigenética. Ou seja, o corpo da gestante participa ativamente da formação do bebê.