21 crianças passam mal após dedetização em escola
Uma dedetização realizada na Escola Municipal Francisco Henrique dos Santos, no distrito de Rancho Alegre, em Caravelas, extremo sul da Bahia, resultou na hospitalização de 24 pessoas na última terça-feira (10), incluindo 21 alunos. Os afetados foram encaminhados para unidades de saúde em Teixeira de Freitas após passarem mal.
Segundo informações da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia, o incidente ocorreu após a dedetização, que foi realizada na segunda-feira (9) por uma empresa especializada. Além dos alunos, um porteiro e dois monitores também precisaram de atendimento médico.
A Prefeitura de Caravelas explicou que a dedetização foi solicitada pela direção da escola devido ao aparecimento de aranhas e outros insetos. Originalmente, o serviço estava agendado para o dia 6 de setembro, mas foi adiado devido ao feriado de Independência. A empresa responsável pelo procedimento garantiu que o local estaria seguro para uso seis horas após a aplicação do produto. No entanto, no dia seguinte, alunos e funcionários começaram a passar mal por volta das 9h.
Uma aluna relatou sentir um cheiro forte, seguido pelo desmaio de uma colega. "As professoras abriram as janelas, mas eu também comecei a passar mal", contou a estudante. Os sintomas incluíam tontura, coceira, náuseas, dores nos membros e falta de ar.