Zoológico do Rio reabre após interdição por casos de gripe aviária

O Zoológico do Rio de Janeiro, no histórico parque público da Quinta da Boa Vista, na zona norte da capital fluminense, reabre ao público nesta quinta-feira (21). O local ficou fechado desde julho, por medida preventiva, depois da morte de 18 galinhas-d’angola, por gripe aviária, na área chamada de Savana Africana.
O anúncio da retomada das atividades foi feito pelo BioParque, o centro de conservação e zoológico, que abriga mais de 1.000 animais de 140 espécies diferentes. Em nota, o BioParque informou que vai reabrir com mais segurança, após reforçar os protocolos e monitoramento, medidas que estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Agricultura do estado.
As mortes das aves foram registradas em 17 de julho, após o serviço veterinário da Secretaria de Agricultura receber alerta sobre mortes súbitas de galinhas-d’angola no local. Em 22 de julho, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas, em São Paulo, referência na América do Sul no diagnóstico do vírus, confirmou tratar-se do subtipo H5N1 da gripe aviária.
A volta das visitas vem com promoção: crianças de até 12 anos não pagam, desde que os ingressos sejam adquiridos pelo site até o próximo dia 31. Neste sábado e domingo, uma programação especial vai marcar a reabertura, com atrações circenses e atividades educativas.