Torcida do Corinthians volta a provocar Palmeiras com cabeça de porco

A rivalidade entre Corinthians e Palmeiras ganhou mais um capítulo polêmico nesta quarta-feira (6/8), dia do clássico decisivo no Allianz Parque. Torcedores do Corinthians penduraram uma cabeça de porco com uma faca cravada em uma estrutura na estação São Caetano, em mais um ato de provocação ao time alviverde.
A ação ocorre horas antes do confronto entre os dois clubes, marcado para às 21h30, pelo jogo de volta de uma fase decisiva. No jogo de ida, o Corinthians venceu por 1 a 0 sob o comando do técnico Dorival Júnior, e tem vantagem no placar agregado.
Essa não é a primeira vez que objetos simbólicos e ofensivos são utilizados por torcedores corintianos contra o Palmeiras. A cabeça de porco — uma clara alusão ao mascote palmeirense — tem sido usada recorrentemente nos últimos confrontos entre os clubes.
Na final do Campeonato Paulista 2025, durante o jogo de ida, uma cabeça de porco foi pendurada em um pontilhão de uma das principais avenidas de Campo Grande (MS), também como forma de provocação. Já na sétima rodada do Paulistão deste ano, outra foi deixada na entrada de um dos portões do Allianz Parque, sede do jogo desta quarta-feira.
A “tradição” polêmica teve início ainda em 2024, quando, na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, uma cabeça de porco foi arremessada no gramado da Neo Química Arena, durante um clássico disputado em casa pelo Corinthians.
Apesar do tom provocativo, esses atos vêm sendo criticados por parte da opinião pública e podem ser enquadrados como incitação à violência entre torcidas. As autoridades ainda não se pronunciaram sobre eventuais investigações ou responsabilizações pelos episódios recentes.