Quem é o candidato mais rico do Brasil preso em Madri por estelionato

Setembro 4, 2025 - 11:11
 0
Quem é o candidato mais rico do Brasil preso em Madri por estelionato
TSE

Candidato à prefeitura de Marília, no interior de São Paulo, em 2024, João Henrique Pinheiro declarou, na época da campanha, um patrimônio de R$ 2,8 bilhões ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O homem, que ficou conhecido por ser o candidato mais rico do Brasil nas últimas eleições municipais, está preso em Madri, na Espanha, desde 27 de maio, após ter sido incluído na lista vermelha da Interpol a pedido da Bolívia em um processo sobre um suposto caso de estelionato.

Sem experiência prévia na política, Pinheiro terminou o pleito na quinta colocação, com apenas 3% dos votos. Na campanha, ele chegou a fazer uma “carreata de ostentação”, com direito a Porsche, Ferrari e helicóptero ocupando uma das principais avenidas da cidade de 240 mil habitantes no interior de São Paulo.

O valor que ele declarou à Justiça Eleitoral representava quase o dobro do orçamento da cidade de Marília, estimado em R$ 1,6 bilhão no ano passado.

Segundo o site do TSE, a maior parte da fortuna de João vem da gestão de uma empresa de açúcar, que frequentemente patrocinava sorteios e realizava doações em eventos na cidade. Além do negócio, o candidato obtém rendimentos de ações por meio de um empreendimento de criação de bovinos.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP