PF prende estadunidense com 32 kg de haxixe e três nigerianos que transportavam droga no estômago

A Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, entre a tarde da quinta-feira (4/9) e manhã de hoje (5/9), prendeu quatro indivíduos por tráfico internacional de drogas em duas operações distintas. A primeira resultou na apreensão de 32 kg de haxixe e a segunda na prisão de três nigerianos que transportavam cocaína no estômago.
Na quinta-feira (4/9), após um voo procedente de Los Angeles, nos Estados Unidos, duas malas abandonadas por um passageiro foram inspecionadas de forma indireta, com aparelho de raios-x e ficou evidenciada a existência de material orgânico. A partir disso, as malas foram apresentadas à PF para análise pericial, que resultou na apreensão de 32 kg de haxixe.
O proprietário da bagagem, um estadunidense de 57 anos, foi identificado e seus dados incluídos nos sistemas de alerta da PF. No decorrer do dia, o suspeito foi localizado quando tentava realizar o check-in para retornar ao seu país e foi preso em flagrante pelos policiais federais. Ele será apresentado à Justiça Federal e poderá responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.
Na madrugada desta sexta-feira (5/9), durante a fiscalização de rotina no controle migratório, policiais federais entrevistaram três passageiros que pretendiam embarcar em um voo com destino a Lagos, na Nigéria e conexão posterior para Adis Abeba, na Etiópia.
Os três indivíduos, todos de nacionalidade nigeriana e com histórico de saídas frequentes do país, confessaram que transportavam cápsulas de cocaína dentro de seus estômagos. Por conta do risco de morte, os homens foram levados ao Hospital Geral de Guarulhos, onde permanecerão sob custódia da Polícia Penal do Estado de São Paulo até receberem alta médica. Eles serão, em seguida, apresentados à Justiça Federal, onde responderão pelo crime de tráfico internacional de drogas.