Homem em surto psíquico é morto em linchamento no maranhão
Um episódio de surto psicótico descoberto na morte de Jerder Pereira da Cruz, de 35 anos, após ele ser linchado por moradores do bairro Novo Horizonte, no Paço do Lumiar, Região Metropolitana de São Luís, na madrugada de domingo (27) para segunda- feira (28). Segundo familiares, Jerder, que sofria de esquizofrenia, foi agredido por várias pessoas que alegaram que ele havia invadido uma igreja. Fabiana Louzeiro, companheira da vítima e mãe de seus filhos, disse que ele não representava ameaça e que merecia ajuda, não violência.
Na madrugada do ocorrido, Jerder teria tido um segundo surto psicótico, o que o deixou com comportamento agressivo e desorientado. Fabiana contou que, diante do surto, tentou buscar ajuda, mas relatos que a polícia teria se recusado a atender, orientando-a a procurar o SAMU ou os Bombeiros. Em desespero, Fabiana levou os filhos para um seguro local, preocupada tanto com a segurança de sua família quanto com a de Jerder.
Conforme o relato de Fabiana, Jerder começou a agir de forma agressiva, quebrando objetos e atirando uma pedra contra a casa do vizinho. Essa atitude gerou reações violentas de alguns moradores, que os perseguiram e os atacaram, acusando-o de invasão à igreja. Quando a polícia chegou ao local, já encontrou Jerder com vários ferimentos graves, amarrados e sem roupas. Mesmo após ser levado ao hospital para uma cirurgia de emergência, ele não resistiu a ferimentos e faleceu.