Fenômeno raro: idoso de 72 anos tem óbito atestado e volta a viver em hospital

Um caso inusitado chamou a atenção no Hospital de Base de Itabuna, no sul da Bahia, na última quarta-feira (13). Um idoso de 72 anos, identificado como Damião José dos Santos, foi reanimado cerca de uma hora depois de ter tido o óbito atestado por dois médicos da unidade.
Segundo informações do hospital, o paciente estava internado havia oito dias em decorrência de um quadro de pneumonia. Durante esse período, seu estado de saúde se agravou, chegando a ficar com a respiração 100% dependente de aparelhos.
Na quarta-feira, Damião não apresentou sinais vitais mesmo após 15 minutos de manobras de reanimação. Diante do cenário, os médicos atestaram a morte. A equipe de uma funerária chegou a ser acionada e estava a caminho do hospital para retirar o corpo, quando os profissionais de saúde perceberam o retorno dos sinais vitais.
Imediatamente, novos procedimentos foram realizados, resultando na estabilização do paciente. Após o episódio, a dependência de Damião em relação aos aparelhos respiratórios foi reduzida para 20%.
Em nota, o Hospital de Base destacou que, embora raro, o fenômeno já foi relatado na literatura médica, sendo registrado como casos de retorno espontâneo da circulação após a constatação da morte. A instituição também reforçou que, após uma avaliação detalhada das condutas adotadas, não foi identificada falha técnica ou ética por parte da equipe médica que acompanhava o idoso.