“Falso deputado” é preso por passar trotes e exigir seguranças em MG
Um homem, de 47 anos, foi preso na noite dessa segunda-feira (10/11) no Prado, região oeste de Belo Horizonte (MG), por falsa comunicação de crime. Ele é suspeito de se passar por deputado estadual para aplicar trotes e exigir o envio de viaturas e seguranças.
De acordo com a Polícia Militar (PMMG), o homem foi identificado como Gledson Adenauer de Almeida Vieira, conhecido da corporação. Segundo a PM, ele repete a farsa desde 2019.
Conforme a polícia, as chamadas falsas de Gledson mobilizavam desnecessariamente o serviço de emergência 190, que, cada vez que o suspeito exigia atendimento, viaturas deixavam de atender ocorrências reais, colocando em risco a população.
Ele foi detido e levado à delegacia por comunicação falsa de crime, previsto no artigo 340 do Código Penal.
Ficha extensa
De acordo com a Polícia Militar, Gledson era uma “figurinha carimbada” para os operadores do Centro de Operações (Copom). Segundo a corporção, o homem tem um comportamento insistente em se passar por autoridade.
Na ficha criminal, os trotes não são o único problema no histórico de Gledson. O suspeito tem outros registros policiais, entre ameaça, agressão, perseguição (stalking) e violência contra a mulher.
No momento da prisão, os militares relataram que Gledson apresentava uma fala desconexa, levantando à suspeita de um possível transtorno mental. Por causa da aparente condição, ele foi levado diretamente para a delegacia da Polícia Civil para que o caso fosse registrado, e as providências cabíveis, tomadas.