Ex-padre que teria abusado de 50 crianças é solto após um mês preso

dez 3, 2024 - 10:45
 0
Ex-padre que teria abusado de 50 crianças é solto após um mês preso
Reprodução

Após ficar preso por um mês, o ex-padre Bernardino Batista dos Santos, de 77 anos, recebeu um alvará de soltura nesta quinta-feira (28). Ele é denunciado por diversos abusos sexuais contra crianças e adolescentes em Minas Gerais (leia mais abaixo).

O ex-sacerdote foi detido no último 23 de outubro, em Juatuba, na Grande BH, pela Polícia Civil. De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), agora ele será monitorado em casa, seguindo uma decisão judicial que revogou a prisão preventiva e determinou o uso de tornozeleira eletrônica.

Segundo o documento, o acusado ainda terá que seguir algumas medidas cautelares, como comparecer ao juízo a cada 30 dias para informar as próprias atividades e manter distanciamento das vítimas e testemunhas envolvidas no processo em que é réu.

Os abusos
Bernardino Batista dos Santos é denunciado por diversos estupros contra crianças de 3 a 11 anos entre 1999 e 2001. A denúncia que levou à abertura do inquérito policial em 2021, no entanto, refere-se a uma menina que relatou um caso durante uma excursão para um sítio em Tiros, na Região do Alto Paranaíba, em 2016.

A menina contou o ocorrido à mãe, e outras testemunhas também presenciaram o choro desesperado da criança depois do crime. O ex-padre sempre negava e tirava a credibilidade dela.

Há, também, relatos de outros episódios ocorridos, no mesmo sítio, no início dos anos 2000 e de quando o ex-sacerdote era diretor da escola infantil e pároco da Paróquia Nossa Senhora Medianeira e Santa Luzia, no bairro Paraíso, na Região Leste da capital mineira.