Deputada Erika Hilton e Vereadora Amanda Paschoal denunciam Pastor por Transfobia após suicídio de jovem trans

Novembro 14, 2024 - 14:13
 0
Deputada Erika Hilton e Vereadora Amanda Paschoal denunciam Pastor por Transfobia  após suicídio de jovem trans
Reprodução/redes sociais

A deputada federal Erika Hilton (PSOL) e a vereadora de São Paulo Amanda Paschoal (PSOL) formalizaram uma denúncia ao Ministério Público (MP) contra o pastor Flávio do Amaral, líder da igreja evangélica Ministério Liberto Por Deus, por práticas de transfobia e tortura. A denúncia foi motivada pelo suicídio de uma jovem trans de 22 anos, que estaria passando por um processo de “destransição” e “cura gay” promovido pelo pastor. O caso ocorreu no final de setembro.

A Denúncia

Flávio do Amaral, 48 anos, morador de Itanhaém, litoral de São Paulo, é conhecido por pregar que "é possível deixar a homossexualidade" através da fé, jejum e oração. Segundo a denúncia, ele se autointitula “ex-travesti” e faz publicações com discursos contrários à comunidade LGBTQIA+. Após o suicídio da jovem, em 27 de setembro, Flávio fez postagens nas redes sociais em que teria associado a morte à homossexualidade e revelou que a jovem foi obrigada a passar por um período de jejum após confessar ter se apaixonado por um homem.

A denúncia aponta que, além das práticas de “destransição”, o pastor teria condicionado a orientação sexual e identidade de gênero da comunidade LGBTQIA+ a maldições e abominações, configurando, para os parlamentares, crime de transfobia e tortura. Erika Hilton e Amanda Paschoal destacaram que “o sofrimento imposto à vítima na tentativa de operar uma ‘cura’ para sua” por meio de coerção religiosa e jejuns obrigatórios agravam a situação.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP