Criança de quatro anos é atendida em hospital após engolir cadeado com as chaves

Uma criança de apenas quatro anos engoliu um cadeado com as chaves presas no objeto enquanto brincava, em Cedro, no Sertão de Pernambuco. O incidente aconteceu no sábado (10), e o menino foi encaminhado ao Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro, onde o objeto foi retirado com sucesso por meio de endoscopia digestiva. A criança recebeu alta no mesmo dia e passa bem.
A gravidade do caso e o procedimento
Segundo a equipe médica, o caso foi inicialmente atendido pela pediatria do hospital, que, devido à gravidade da situação, realizou um encaminhamento para a cirurgia geral. Entretanto, a diretora médica e especialista em gastroenterologia e endoscopia digestiva, Thaís Sampaio, foi acionada para avaliar a possibilidade de retirada do objeto sem a necessidade de uma cirurgia mais invasiva.
“Quando eu cheguei no raio X, já dava para ver que o cadeado estava no estômago. A nossa maior preocupação era o tempo de permanência e a possibilidade de o cadeado progredir para o intestino, o que poderia ocasionar uma obstrução intestinal e exigir cirurgia de urgência. Rapidamente, fomos ao bloco cirúrgico para fazer a anestesia da criança. O cirurgião Nairton estava a postos caso houvesse complicações”, explicou Thaís Sampaio.
O procedimento durou cerca de 20 minutos e foi bem-sucedido, sem causar danos ao esôfago ou ao estômago da criança. Após uma revisão com o aparelho de endoscopia, o paciente foi liberado para casa.
O acidente
De acordo com os familiares, o menino engoliu o cadeado por acidente enquanto brincava. “Ele estava tentando retirar a chave do cadeado com a boca, aparentemente, se desequilibrou, caiu para trás e acabou engolindo o objeto de aproximadamente cinco centímetros, que estava fechado com a chave”, relataram.